Vai encomendar um portátil ou smartphone online? Aprenda a não trazer vírus para casa

A S21sec prevê um aumento exponencial do cibercrime durante esta época em que os consumidores estão mais predispostos a receber promoções, alertas e a efetivar o processo de compra. A empresa deixa alguns conselhos para que possa realizar as suas compras em segurança:

Compre através de plataformas seguras e conhecidas

Desconfie das lojas que oferecem produtos quase de borla. Se não está seguro da sua procedência, é melhor evitá-las e aceitar que vale mais gastar uns euros extra em prol da segurança dos seus dados ou do seu dinheiro.

Verifique o ‘website’ antes de pagar

Reveja o seu browser e assegure-se de que o domínio ou URL da loja digital não é suspeito: deve conter o nome exato da loja sem alterações ou erros de ortografia. Se não coincidir, não faça qualquer compra. Assegure-se também que se trata de pagamento seguro, verificando que o endereço do website começa por https://.

Desconfie das mensagens massivas

Evite aceder às ofertas estranhas que conhecidos seus partilham nas redes sociais ou grupos de Whatsapp. Utilize o seu julgamento crítico para decidir se um produto realmente pode ser oferecido a um preço exageradamente baixo. Perante qualquer dúvida, é melhor procurar essa mesma oferta diretamente na página web oficial da loja.

Não difunda a fraude

Não alimente esta “bola de neve”, partilhando estas mensagens entre os seus conhecidos sem especificar que se trata de uma burla: o “boca a boca”, inclusive a nível digital, alimenta a proliferação deste tipo de fraude.

Evite descuidos nas redes abertas

Se está ligado com o seu equipamento a uma rede WiFi partilhada, não faça compras online: procure os artigos através das aplicações oficiais das lojas, coloque-os no carrinho de compras e finalize a transação quando estiver conectado numa rede segura. Jamais use os seus dados bancários numa rede pública.

6. Faça compras conscientes

Embora a oferta seja muito tentadora, questione-se se realmente necessita desse produto ou serviço. Não se guie por impulsos. Muitas vezes as ofertas não são assim tão boas como parecem. Nunca deixe de se perguntar: “será que preciso mesmo disto?”. Fomente uma cultura de compra responsável.