Cibercrime pode custar 4,6 mil milhões às empresas

Os ataques informáticos podem ter um impacto negativo pesado nas empresas de todo o mundo. A Accenture estima que, nos próximos cinco anos, o cibercrime poderá custar 5,2 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) às companhias, entre custos adicionais e perdas de receitas.

A Accenture justifica o prejuízo com a dependência de modelos de negócio complexos e digitais, que supera a capacidade de introduzir medidas de prevenção adequadas à protecção de activos críticos. O relatório da consultora, que tem por base um inquérito a mais de 1700 CEOs e executivos a nível global, revela ainda que a indústria de alta tecnologia é a que enfrenta o maior risco, com mais de 753 mil milhões de dólares (cerca de 668 mil milhões de euros). Seguem-se as indústrias Automóvel e Life Sciences.

A Accenture indica também que apenas das 30% das organizações estão muito confiantes com a segurança da internet e que 79% dos CEOs considera que o avanço da economia digital poderá ser gravemente prejudicado a menos que haja uma melhoria drástica na segurança online. Além disso, o relatório “Securing the Digital Economy: Reinventing the Internet for Trust” revela que 59% dos executivos acredita que a internet está a ficar cada vez mais instável, afirmando não saber como reagir para reforçar a cibersegurança.






Comentários
Loading...