Alibaba abre hotel com robôs e assistentes de voz

O FlyZoo não é só a materialização da aposta da Alibaba no mundo da hotelaria. É também o protótipo do hotel do futuro, com tecnologia de ponta a cada canto – incluindo robôs. Desenvolvido pela Fliggy, plataforma online de viagens do grupo chinês, em parceria com outras unidades de negócio da Alibaba, o FlyZoo tem como morada Hangzhou, na China.

A experiência começa na aplicação móvel, através da qual os utilizadores podem reservar quartos, escolher o andar em que querem ficar e até a direcção em relação ao sol. Hóspedes com passaportes estrangeiros não podem recorrer à app mas têm à sua disposição um quiosque digital para o processo.

O hotel conta ainda com serviços alimentados a Inteligência Artificial que prometem criar experiências convenientes e fluídas. Um exemplo apresentado pelo Alizila, site de notícias do Grupo Alibaba, passa por usar tecnologia de reconhecimento facial para aceder aos diferentes espaços do hotel. Adeus, chaves e cartões que correm o risco de desmagnetizar.

Chegados aos quartos – num total de 290 –, os hóspedes encontram um Tmall Genie, o assistente de voz da Alibaba. O equipamento permite ajustar a temperatura, as luzes, a televisão e até os cortinados. Também responde a perguntas como “qual é a password do Wi-Fi?” e recebe pedidos de almofadas ou água, por exemplo. Os artigos pedidos são, depois, entregues por robôs.

O FlyZoo tem uma ambição clara: revolucionar a indústria e garantir que a hotelaria acompanha a evolução tecnológica que reina nos restantes sectores da economia. «À medida que a tecnologia inteligente está a remodelar indústrias, o FlyZoo Hotel representa o esforço da Alibaba no sentido de casar hospitalidade e tecnologia e, em última instância, inspirar o turismo a abraçar a inovação», explica Andy Wang, CEO da Alibaba Future Hotel.

Ler Mais





Comentários
Loading...