Como se estão a sentir as empresas?

Confiança ao nível da gestão, capex, política de dividendos, retorno de investimento e resultados financeiros são as áreas abrangidas pelo Fidelity Sentiment Indicator. Tendo por base estas cinco alíneas, a Fidelity concluiu que as empresas não se andam a sentir muito bem – mas que podiam estar piores.

O inquérito deste ano, realizado a nível mundial, aponta para um índice de apenas 0,6, sendo que pontuações abaixo de 0 reflectem uma postura mais fria e acima da 0 um sentimento mais positivo. Em 2017, o índice era de 1,6.

Segundo a Fidelity, a quebra naquilo a que chama “global corporate sentiment” caiu para níveis de 2016, fruto de um consumo enfraquecido e de uma subida nos custos. Contudo, os analistas da consultora parecem estar confiantes de que este resultado não é sinónimo de recessão: enquanto o índice estiver acima de 0, não há motivos para preocupação.

É sinal, porém, de que o ciclo económico está a amadurecer e, como consequência, abrandar: «Apesar de não anteciparmos uma recessão total nos próximos seis a 12 meses, é claro de que estamos a caminhar em direcção ao fim do ciclo que começou há uma década», afirma Michael Sayers, director of Research, Equities na Fidelity International.






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