OE2022: Chumbo do Orçamento? “Não me quero meter entre partidos e Governo”, diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje questionado pelos jornalistas sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2022 ( OE2022) no parlamento.

Confrontado com a possibilidade do OE2022 poder ser chumbado, tendo em conta que o Governo recusou nove propostas do Bloco de Esquerda, o Presidente da República referiu que “o Orçamento é um momento histórico e causas mais longas. Estamos a chegar ao fim da semana e tenho a sensação que até ao fim da semana fica mais claro a situação entre os partidos , entre segunda e terça há uma noção mais aproximada”.

Questionado se os partidos voltam a Belém, o chefe de Estado respondeu que “não admito voltar a chamar partidos a Belém, não me quero meter entre partidos e governo. Agora aguardo para ver o epilogo  desses contactos”, acrescentou Marcelo.

“Continuo a desejar que haja a passagem do Orçamento. Eu trabalho no cenário mais desejável que é o Orçamento passar, não trabalho noutro cenário”.

O Governo recusou as nove propostas entregues pelo Bloco de Esquerda, segundo a avaliação feita pelo Bloco de Esquerda e citada pelo jornal ‘Público’, horas depois do Conselho de Ministros.

Antes da mesa nacional no domingo, o BE encontra-se esta sexta-feira com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho e sábado com o Primeiro-ministro António Costa.