2 razões que levam CEOs “forasteiros” a falhar
Quando é necessário escolher um novo líder para uma empresa, há duas opções possíveis: promover talento interno ou escolher alguém de fora para assumir o leme da organização. Se a escolha recai sobre a segunda opção, a incerteza toma conta das equipas, uma vez que estão perante um profissional que não conhecem.
De acordo com um estudo publicado na ScienceDirect, os CEOs que chegam de fora da empresa tendem a ter menos sucesso do que aqueles que vão subindo na hierarquia. No entanto, esta parece ser a tendência quando se fala em recrutamento de diretores executivos. Resta saber qual é o segredo para escolher o mesmo candidato.
Um outro estudo elaborado por investigadores da Universidade de Zurique, da Frankfurt School of Finance and Management e da Universidade de Bocconi mostra que há características em comum entre os CEOs “forasteiros” que não apresentam bons resultados. Depois de ouvirem 1.275 CEOs de 882 empresas norte-americanas, ao longo de 13 anos, – e de analisarem artigos de imprensa, consultarem analistas e funcionários – descobriram que o problema não está em contratar fora.
Há duas grandes razões que podem levar um CEO contratado externamente a falhar:
– Má combinação. Por se tratar de alguém estranho à empresa, a probabilidade de não funcionarem bem em conjunto é maior. Especialmente, se o CEO chegar de uma empresa de outra área ou com uma dimensão diferente, por exemplo;
– Buzz negativo. CEOs que cheguem de fora pode enfrentar um ambiente mais negativo do que um profissional que seja promovido. Não conhecem as pessoas, não têm ligações sociais com as equipas e isso poderá influenciar a sua eficácia.
Os investigadores sugerem que os novos CEOs tentem trabalhar estes possíveis problemas antes que comecem a afetar o seu desempenho. Citados pela Fast Company, sublinham a importância de uma estratégia de relações públicas e do desenvolvimento de relações sociais.