Espanha é o sexto país do mundo a aprovar a eutanásia

O documento contou com 198 votos a favor do PSOE, Ciudadanos Junts per Catalunya e a CUP.

Executive Digest

O documento contou com 198 votos a favor do PSOE, Ciudadanos Junts per Catalunya e a CUP.

O parlamento espanhol aprovou hoje a lei de bases que regulará o acesso ao direito à eutanásia.



A proposta, impulsionada pelo PSOE de Pedro Sánchez, conseguiu – depois de quatro tentativas frustradas nos últimos anos – uma alargada maioria de 198 votos com o apoio de toda a esquerda parlamentar, contra 138 votos dos partidos de direita PP, Vox y Unión del Pueblo Navarro e duas abstenções.

Para ter acesso a este direito, a lei, aprovada hoje, pressupõe que o requerente tenha de manifestar o seu desejo de morrer por quatro vezes e tenha uma doença irreversível e terminal. Nesta norma é salvaguardado o direito à objeção de consciência por parte dos profissionais de saúde.

Para já, basta apenas a aprovação no Senado para que nas primeiras semanas de janeiro Espanha se torne o sexto país do mundo com o direito à morte assistida, atrás da Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Canadá e Nova Zelândia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.