Renault fecha negócio com Envision e Verkor para fabrico de baterias de carros elétricos no norte de França

A Renault anunciou esta segunda-feira que estabeleceu parcerias de negócio com a chinesa Envision AESC e a francesa Verkor para o fabrico de baterias de carros elétricos no norte da França, de acordo com a Reuters.

As fabricantes automóveis estão numa corrida para se manterem à frente dos seus rivais na produção de veículos mais limpos, tendo a Volkswagen decidido construir as suas próprias fábricas de células de bateria na Europa.

O anúncio da marca francesa foi feito em vésperas de uma visita do presidente Emanuel Macron às instalações da Douai, no norte de França, onde a Envision está a investir cerca de dois mil milhões de euros perto do centro de carros elétricos “Renault ElectriCity”, estando prevista a criação de 2.500 novos empregos até 2030.

A Renault revelou ainda que assinou um memorando de entendimento com a startup francesa Verkor para codesenvolver e fabricar baterias de alto desempenho, com o objetivo de ter uma participação de mais de 20% na Verkor.

“A combinação dessas duas parcerias com a Renault ElectriCity criará quase 4.500 empregos diretos em França até 2030, enquanto desenvolve um ecossistema robusto de fabrico de baterias no coração da Europa”, é referido no comunicado.