Dogecoin: O meme da internet aumenta 35% em 24 horas. “Thank you” Elon Musk

A Dogecoin, uma moeda digital criada em 2013 sem fins comerciais e que se popularizou nos últimos meses, alcançou um novo valor recorde, em contexto de forte especulação neste mercado.

A superação do limiar de 50 cêntimos de dólar representou uma subida de mais de 35% em 24 horas e uma valorização de mais de 11.000% desde o início do ano.

Estas subidas converteram-na na quarta maior moeda digital, depois da bitcoin, ethereum e binance, com um valor de mercado a rondar os 70 mil milhões de dólares (58 mil milhões de euros).

O avanço da dogecoin – cujo nome deriva de um cão da raça japonesa Shiba Inu – deve-se a uma série de mensagens na rede social Twitter do fundador da Tesla, Elon Musk, que em dezembro publicou a mensagem enigmática “uma palavra: doge”, o que despertou a curiosidade.

Musk, um defensor da bitcoin, continuou a alimentar o interesse na moeda digital através das redes sociais, com humor e jogos de palavras.

“A Dogecoin foi inventada como uma brincadeira para nos rirmos das moedas digitais (…) O resultado mais irónico é o de a moeda digital inventada como uma piada se converter precisamente numa moeda. Até à Lua!”, disse Musk em fevereiro ao portal TMZ, utilizando uma expressão que se popularizou entre os pequenos investidores, que, coordenados em fóruns na internet, têm-se feito notar nos mercados.

Alguns analistas atribuem ao chefe da Tesla as últimas subidas da dogecoin, em particular devido à sua esperada participação, como anfitrião, no programa televisivo “Saturday Night Live”, prevista para 8 de maio.

“A Dogecoin está a subir porque muitos investidores em moedas digitais não querem perder o entusiasmo que pode resultar de Elon Musk a apresentar o ‘Saturday Night Live’. Também conhecido como o ‘Dogefather’ [um trocadilho com a palavra inglesa ‘godfather’, (padrinho)], Musk vai protagonizar sem dúvida um ‘sketch’ sobre moedas digitais, que provavelmente vai tornar-se viral durante dias e motivar ainda mais a sua legião de seguidores a procurar levar a Dogecoin até à Lua”, escreveu o analista Ed Moya, da Oanda.

Outros conhecidos investidores, como Mark Cuban, proprietário da equipa de basquetebol Dallas Mavericks, que joga na liga norte-americana, a NBA, já apoiaram publicamente a dogecoin.

Mas são vários os analistas a avisarem para o risco importante de investir numa moeda a que, inclusive os seus criadores, não davam qualquer valor intrínseco.