40% dos consumidores pretende usar criptomoedas no próximo ano. Millennials são os mais entusiasmados
As criptomoedas estão a conquistar a atenção dos mercados, mas não só. Também os consumidores estão de olho nesta alternativa e pretendem usar as novas moedas digitais como forma de pagamento: 40% dos inquiridos pela Mastercard, no âmbito do estudo “New Payments Index”, tenciona usar criptomoedas para realizar compras já no próximo ano.
O mesmo estudo – reportado pelo Business Insider – revela que os Millennials são a geração mais entusiasmada com esta possibilidade, com 67% dos inquiridos deste grupo etário mais jovem a indicar que a probabilidade de usarem criptomoedas agora é maior do que há um ano. Além disso, 75% afirma que usaria criptomoedas se as compreendesse melhor e 77% mostra-se disponível para aprender mais sobre o tema.
A Mastercard alerta, contudo, que, embora o interesse dos consumidores seja elevado, há ainda muito trabalho a fazer para garantir a segurança deste tipo de pagamentos, bem como o respeito por todas as regras em termos de regulação.
A análise foi realizada junto de mais de 15 mil pessoas na América do Norte, América Latina e Caribe, Médio Oriente, África e Ásia-Pacífico e mostra ainda uma tendência mais geral: as alternativas ao dinheiro físico, sejam criptomoedas ou outros meios digitais, ganharam peso com a pandemia de Covid-19. Distanciamento é palavra de ordem também neste contexto.
No que às criptomoedas diz respeito, recorde-se que a Bitcoin tem liderado ao longo do último ano em termos de popularidade, mas que há também outras opções a ganhar terreno. A Ethereum, por exemplo, bateu um novo recorde esta semana, chegando aos 3.500 dólares.