Nissan concede segunda vida às baterias do Leaf
A Nissan Motor Company e a Green Charge Networks, a maior fornecedora comercial de acumuladores de energia, uniram esforços no sentido de oferecerem uma segunda vida às baterias de iões de lítio utilizadas nos modelos da marca nipónica. O objectivo é que essas baterias venham a ter nova utilidade noutras áreas, como no fornecimento de energia eléctrica em lares domésticos nos Estados Unidos da Amércia (EUA) e noutros mercados internacionais.
Com mais de 178.000 unidades do Leaf vendidas desde 2010, a Nissan tem levado a cabo nos últimos anos aturadas pesquisas na Europa e no Japão no sentido de reutilizar as baterias do seu modelo eléctrico noutras áreas, no âmbito de um consórcio denominado 4R Energy, criado em parceria com a Sumitomo Corp., em 2010.
Com esta aplicação enquanto unidades de fornecimento de energia providenciada pela Green Charge, as baterias terão uma segunda vida com benefícios de custo em comparação com unidades tradicionais. Equipas de ambas as companhias trabalharam em conjunto ao longo de mais de um ano com o intuito de assegurarem a fiabilidade, segurança e performance destas soluções para utilização comercial, estando previsto que a primeira solução combinada de baterias seja instalada numa fábrica da Nissan este Verão, onde várias bateria de modelos Leaf serão configuradas para compensarem o período de maior consumo de electricidade.
Dessa forma, poderão oferecer ganhos em termos energéticos e poupar a rede eléctrica tradicional, podendo estes sistemas serem emparelhados também com fontes de energia renováveis, como a solar ou eólico para reduzir ainda mais a pegada ambiental das suas fábricas.
“Uma bateria de iões de lítio de um Nissan Leaf ainda mantém um elevado valor de armazenamento de energia quando é retirada do veículo, pelo que a Nissan espera reutilizar a maioria dos conjuntos de baterias dos Leaf em aplicações não-automóveis”, referiu brad Smith, director da Nissan 4R Energy para os EUA.