Honda Civic Type R apresentado hoje à imprensa nacional

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Senhora de uma imagem desportiva, associada a automóveis com motores altamente rotativos e com níveis de potência específica ímpares, a Honda tem andado algo adormecida nos últimos, não havendo memória recente de um automóvel realmente empolgante. Dedicou-se ao motores Diesel e aos híbridos, o que deixou uma amargo de boca em todos aqueles que, como eu, gostam de automóveis.
Felizmente, parece que os responsáveis da marca nipónica decidiram voltar a fazer aquilo que tantos apaixonados pela marca criou: automóveis desportivos. Para isso, nada melhor que um novo Civic Type R!
A última geração do Honda Civic Type R nasceu há já sete e, desde aí, a indústria automóvel evoluiu muito, mudaram os paradigmas e as exigências dos consumidores. Ciente disso, a Honda apresenta o novo Civic Type R como o primeiro modelo de produção em série a combinar as tecnologias VTEC e turbo, através do novo motor 2.0, capaz de produzir 310 cv de potência máxima e 400 Nm de binário máximo disponível entre as 2500 rpm e as 4500 rpm, ainda com o cunho da marca no limitador de rotação fixado nas 7000 rpm.
Com tracção dianteira, diferencial autoblocante e caixa manual de seis velocidades, o Civic Type R acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, podendo chegar aos 270 km/h de velocidade máxima. Apesar disso, as emissões de CO2 cifram-se nos 170 g/km, cumprindo já com a norma anti-poluição Euro 6. Como prova de que os consumos têm muita importância nos tempos que correm, até já tem sistema stop/start!
Como é fácil de perceber pelas fotos, a imagem é muito agressiva, talvez até demais. Mas, segundo a Honda, todos os apêndices têm mesmo como função melhorar a aerodinâmica e o arrefecimento da mecânica. Na minha opinião, o resultado é excessivamente exuberante e o facto das rodas estarem colocadas demasiado para dentro em relação à carroçaria não me convence.
No habitáculo, destacam-se as bacquets desportivos, forradas num espécie de alcantara preta, com costuras a vermelho, sendo que a redução da altura do piso e da espuma dos bancos resulta numa posição de condução 30 milímetros mais baixa em relação aos outros Civic. Tal como sempre aconteceu com as versões Type R, o punho da caixa de velocidades é em alumínio maquinado. O volante tem o fundo recortado e uma linha vermelha para indicar o ponto-neutro da direcção.
O banco traseiro oferece lotação apenas para dois passageiros e perde a função de rebatimento como conhecemos na restante gama, de forma a poupar peso.
O Civic Type R conta com suspensão de amortecimento pilotado nas quatro rodas, ainda que o eixo traseiro continue a contar com uma simples barra de torção, sendo o sistema de travagem composto por um conjunto desenvolvido pelos italianos da Brembo.
Para os que procuram maiores emoções, o Civic dispõe de modo +R, activado a partir do volante e que actua sobre a resposta do acelerador e direcção, ao mesmo que inibe o funcionamento do sistema stop/start.
Preço base de 39.400 euros
Com chegada prevista a Portugal para o final do Verão, por um preço a partir dos 39.400 euros para a versão base, o Civic Type R será proposto com cinco cores distintas: Branco Championship, Preto Crystal (pérola), Metal Polido (metalizado), Azul Brilhante Sporty (metalizado) e Vermelho Milano.
O único opcional – além da cor – será o novo Pack GT, disponível por mais 2500€ (para um total de 41.900 euros), que acrescenta aplicações vermelhas de assinatura ‘Type R’ nos difusores dianteiro e traseiro. Este pack também inclui uma série de funcionalidades extra tais como sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, sensores de luminosidade e de chuva e espelhos retrovisores exteriores com rebatimento eléctrico.
Os passageiros poderão usufruir do sistema de navegação Garmin por satélite incluído no Pack GT (com cinco anos de actualizações gratuitas para os mapas) integrado no sistema de infoentretenimento de série do veículo, um sistema áudio premium (com 320 watts de potência), ar condicionado automático bi-zona e iluminação ambiente em tonalidade vermelha.
A variante GT do Civic Type R também apresenta elevados níveis de equipamento de série, com a adição dos avançados Sistemas de auxílio à condução da Honda. Estes sistemas incorporam uma série de tecnologias de funcionamento com base de radar, incluindo Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito, Sistema de Suporte dos Máximos, Informação de Ângulo Morto e Monitor de Trânsito Lateral.
O novo Honda Civic Type R está a ser apresentado à imprensa nacional, em Bratislava, na Eslováquia. A Automonitor, como não poderia deixar de ser, está presente e trará até si tudo sobre o novo desportivo da marca japonesa. Não perca as nossas impressões em condução!
FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, transv., inj. directa, turbo
Cilindrada 1996
Diâmetro x curso (mm) 86,0×85,9
Taxa compressão 9,8:1
Potência máxima (cv/rpm) 310/6500
Binário máximo (Nm/rpm) 400/2500-4500
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira com autoblocante
Caixa Manual de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4390/1878/1466
Distância entre eixos (mm) 2605
Largura de vias fte/tras. (mm) 1602/1526
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1378
Capacidade da bagageira (l) 477
Depósito de combustível (l) 50
Pneus 235/35 R19
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,7
Velocidade máxima (km/h) 270
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 6,1/9,4/7,3
Emissões de CO2 (g/km) 170
Preço (Euros) 39.400