Alguns países começam a relaxar as restrições e a reabrir as atividades, à medida que as campanhas de vacinação contra a covid-19 aceleram. No entanto, muitos peritos reiteram que a pandemia está longe de ter terminado.
A diretora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Rochelle Walensky, diz que alguns países, incluindo os EUA, ainda estão a registar um elevado número de casos e de mortes.
Em declarações à CNN, a responsável afirma que os primeiros sinais mostram que as vacinas contra a covid-19 estão a funcionar e a ajudar a controlar a pandemia. Porém, estão a circular mais variantes infeciosas do novo coronavírus, que põem em causa o regresso à ‘normalidade, adverte.
Com alguns países a registarem aumentos nos casos de covid-19, variantes como a B.1.1.7 (identificada pela primeira vez no Reino Unido) são mais contagiosas e podem levar a um maior risco de exposição, dificultando a luta contra a pandemia.
“Quando temos uma variante mais contagiosa, todas as apostas sobre o regresso à normalidade estão canceladas porque significa que as atividades que pensávamos antes serem de risco bastante baixo vão ser agora de maior risco”, disse outra perita, Leana Wen, analista médica, à CNN.
As especialistas consideram que, agora, o foco passa por vacinar pessoas suficientes para evitar surtos de infeções e hospitalizações, e para atingir o mais rapidamente possível a imunidade de grupo.
Porém, mesmo quando todas as pessoas foram totalmente vacinadas (com as duas doses), será na preciso tomar as devidas precauções, alertam ainda as peritas.












