Novo BMW X1 promete mais eficiência e tecnologia
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A BMW apresentou a nova geração do X1, SUV compacto Premium com o qual pretende dar continuidade ao sucesso alcançado com a primeira geração e que contou com mais de 730.000 unidades vendidas a nível global.
Inspirando-se nos mesmos moldes da restante gama X (são notórias as semelhanças com o X3), o novo X1 ganha aspecto mais dinâmico e desportivo, embora apresente ganhos nas dimensões que incrementam a habitabilidade, sobretudo em altura, com um aumento de 53 mm face ao modelo actual. Graças a isso, os bancos estão também posicionados em posição mais elevada – 36 mm à frente e 64 mm atrás – oferecendo ao condutor visibilidade melhorada em todos os ângulos.
A bagageira também cresceu em 85 litros, passando a dispor de 505 litros. Com o rebatimento dos bancos traseiros em 40:20:40 a capacidade da mala eleva-se para os 1550 litros. O interior dispõe ainda de soluções adicionais de versatilidade, como o banco traseiro com movimentação longitudinal em 13 cm para a frente ou para trás. De resto, o habitáculo procura oferecer um misto de qualidade e robustez, incluindo de série elementos como o ar condicionado, sistema áudio com tomadas USB e AUX e sistema iDrive com ecrã táctil de 6,5” integrado no painel de instrumentos.
Além disso, dispõe de packs opcionais Advantage, SportLine, xLine e M Sport para personalização variada.
Quanto a motorizações, a segunda geração do X1 recorre a duas unidades a gasolina e três Diesel com potências entre os 150 cv e os 231 cv, que estarão disponíveis desde o lançamento em Outubro e que apresentam consumos combinados entre os 4,1 l/100 km e os 6,4 l/100 km e níveis de emissões de CO2 entre os 109 g/km e os 149 g/km. Todos os motores apresentam arquitectura de quatro cilindros, pertencendo à nova família de blocos da BMW, e podem surgir acoplados a caixas manuais de seis relações ou automáticas de oito Steptronic, ambas representando novas evoluções.
Também presente estará o sistema de tracção integral xDrive, o qual foi melhorado pela marca bávara, utilizando uma embraiagem multidiscos com controlo electro-hidráulico para distribuir a tracção entre o eixo dianteiro e traseiro consoante as necessidades. Para os BMW X1 sDrive20i e sDrive 18d chegam também um sistema de tracção dianteira desenvolvido especificamente para oferecer um comportamento mais dinâmico e que já foi aplicado nos Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Tourer.
Em termos tecnológicos, a nova geração do X1 traz consigo novos sistemas, como o ConnectedDrive com tecnologia Head-up display incluída, a qual projecta no pára-brisas as informações mais relevantes para o condutor. Outras funcionalidades possíveis de constar do equipamento do X1 passam pelo conjunto de sistemas Driving Assistant Plus com cruise control activo e função Stop & Go, alerta de saída da faixa de rodagem, assistente de condução em engarrafamentos, alerta de colisão e alerta de colisão com peões com sistema de travagem automático.
Outras funcionalidades passam pelos faróis com tecnologia Full-LED e Controlo Adaptativo dos Amortecedores.