Será a Tesla o início da nova fase da Bitcoin? Investimento de 1,5 mil milhões faz disparar valor da criptomoeda
48 mil dólares. É este o novo valor máximo da Bitcoin, que deve a Elon Musk o empurrão necessário para chegar a este patamar: a Tesla anunciou um investimento de 1,5 mil milhões de dólares nesta criptomoeda, reforçando a confiança que o seu CEO tem no potencial de crescimento da Bitcoin.
Segundo a Bloomberg, a Tesla deu início a uma onda de compras, assente na ideia de que mais empresas seguirão o rumo da fabricante de veículos eléctricos. Embora a Bitcoin seja muito falada, a verdade é que são poucas as organizações a passar das palavras à acção. MicroStrategy e Square têm sido das poucas empresas de grandes dimensões a investir, de facto, na moeda digital.
O sinal de confiança da Tesla poderá ser o ponto de partida para investimentos mais generalizados. O aumento da procura na sequência do anúncio da marca norte-americana levou o valor da criptomoeda a subir 7,9% para mais de 48 mil dólares pela primeira vez.
«Uma a uma, as empresas vão juntar a Bitcoin aos seus planos contabilísticos», adianta Vijay Ayyar, head of Pasic Pacfic na Luno. Citado pela Bloomberg, o especialista sublinha que não poderia haver maior organização para começar este processo do que a Tesla: «Imaginem se 100 empresas começam a dedicar nem que seja 1% à Bitcoin, o que isso vai fazer à oferta e à procura.»
Do lado académico, o professor James Angel, da Georgetown University, lembra que os gestores responsáveis pelas contas das empresas são, regra geral, bastante conservadores e preferem investir em activos mais seguros. A Bitcoin representa a antítese deste conceito, uma vez que é altamente volátil e pode subir 10% num dia ou descer 50% num ano.