Lucro da Sonae Sierra cresce 28%
A Sonae Sierra alavancou em 28% o resultado líquido referente a 2016, ascendendo a 181,2 milhões de euros. Dedicada ao desenvolvimento e prestação de serviços em activos imobiliários no campo do retalho, a empresa do Grupo Sonae registou ainda um resultado directo de 57 milhões de euros.
Em comunicado, a empresa do universo Sonae explica que este valor fica ligeiramente abaixo dos 61 milhões de euros registados no ano anterior, “devido à estratégia de alocação de capital da empresa, que gerou 13,1 milhões de ganhos em venda de activos”. Por outro lado, numa base de portefólio comparável e excluindo o impacto das variações das taxas de câmbio, o resultado directo aumentou 8% devido à “melhoria dos resultados operacionais dos centros comerciais, ao crescimento da prestação de serviços profissionais e à diminuição das taxas de juro”.
O resultado indirecto, por seu turno, situou-se nos 125 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 54%. A Sonae Sierra explica a evolução positiva com o valor criado pela “compressão das taxas de capitalização do imobiliário” e a abertura do ParkLake, na Roménia.
A Sonae Sierra destaca ainda uma subida de 3,4% nas vendas dos lojistas que integram o portefólio europeu: em Portugal, o crescimento foi de 4% face a 2015. A taxa de ocupação global aumentou para 96,6%, ficando acima dos 95,2% verificados no ano anterior. Na Europa, este indicador chega aos 97,1%.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, os «bons resultados operacionais em 2016 demonstram a qualidade e a reputação dos centros comerciais» da empresa. O responsável refere ainda que estão diversas expansões em curso em Portugal e Espanha.