«Já foram vacinadas 360 mil pessoas contra a Covid-19. Só não foram mais porque não há vacinas», diz Graça Freitas
A diretora geral da saúde, Graça Freitas, disse esta terça-feira que Portugal já vacinou 360 mil pessoas contra o novo coronavírus e só a falta de vacinas justifica o facto de não terem sido aplicadas mais doses. «Já foram vacinadas 360 mil pessoas. Só não foram mais porque não há vacinas», disse em declarações aos jornalistas, a partir de Alcochete.
«É tempo de deixar o que é a quezília, a exceção, por muito má que seja, para nos concentrarmos no que é importante, que é a vacinação», disse Graça Freitas sublinhando que «temos a capacidade de mais uma vez nos reorganizarmos para dar resposta a um grande desafio».
Para a responsável esta fase «é uma esperança, é uma coisa positiva de um modo geral está a correr bem e portanto não nos vamos apegar às coisas que correm menos bem, para denegrir aquilo que está a acontecer e a correr bem», apela.
«De acordo com o número de vacinas que estamos a receber, estamos num ritmo muito bom», garante dizendo que «todos vão ser vacinados, só não vão ser todos no mesmo dia, é impossível, por isso há prioridades».
A diretora geral da saúde pede ainda que as pessoas tenham «confiança no sistema» e aproveitem «a grande janela de esperança que é a vacinação», disse em referência à nova estratégia de convocatória de vacinação por SMS, garantindo que todos os grupos definidos como prioritários nesta fase irão receber essa mensagem, com todos os procedimentos a seguir.