Grupo de 900 mil portugueses começa hoje a ser vacinado contra a covid-19. O que precisa de saber sobre esta nova etapa

Um universo de 900 mil pessoas com mais de 80 anos e de pessoas entre 50 e 79 anos com comorbilidades vão começar a ser vacinadas contra a covid-19 esta quarta-feira nos centros de saúde, anunciou o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, em conferência de imprensa.

É uma nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus, que se iniciou em Portugal a 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado. Passou a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade. Além disso, nesta fase está prevista a vacinação de doentes de risco entre os 50 e 79 anos.

Para estes dois grupos, a convocatória vai ser feita por mensagem, com a data e local definidos. “O SMS vai ser a modalidade preferencial de convocatória das pessoas destes grupos, sempre que haja informação no sistema que permita esse contacto”, referiu Luís Goes Pinheiro. “É um processo que pela sua complexidade e novidade está a ser testado, ainda num universo reduzido que será progressivamente alargado”, acrescentou.

As primeira inoculações marcadas por esta via começam esta quarta-feira, adiantou ainda o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, depois da reunião com a task-force do plano de vacinação, na segunda-feira, acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido.

O teste já começou em Lisboa e entretanto estendeu-se à Administração Regional de Saúde do Norte, ao Centro e também ao Algarve, segundo o responsável.

Mas como vai funcionar?

É então enviado um SMS para o número de telemóvel que está registado no sistema, e a mensagem indicará que a vacinação está agendada para um dia, hora e local definidos.

Como será o acesso às vacinas?

Todas as vacinas contra a covid-19 são disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e têm um caráter universal e gratuito.

Quem vai ser vacinado?

Todos os idosos com 80 ou mais anos, independentemente de terem qualquer comorbilidade ou doença.

Além desses, serão vacinadas as cerca de 400 mil pessoas com 50 ou mais anos e que tenham pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ ou oxigenoterapia de longa duração.

Como serão contactadas as pessoas nesta nova fase?

A convocatória de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com doenças de risco entre os 50 e 79 anos será preferencialmente feita por mensagem SMS, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema.

O processo foi testado num projeto-piloto que abrangeu várias regiões do país, tendo começado pela região de Lisboa e sido estendido às regiões Norte e Centro e, desde segunda-feira, também ao Algarve.

Recebi o SMS. E agora? 

Assim que receber a mensagem com toda a informação sobre a vacinação, deve responder confirmando o agendamento na data e hora indicados, ou recusando. Se escolher a segunda opção, irá receber uma nova SMS com outra marcação.

Posso não responder, ou sou obrigado?

Se não der qualquer resposta à mensagem é-lhe enviado um novo SMS com uma nova proposta de agendamento, pede-se que volte a responder, confirmando ou recusando. Se continuar sem responder, será posteriormente contactado pelo centro de saúde.

Se mesmo assim não for possível contactar, receberá uma carta gerada automaticamente pelo sistema de informação das unidades de saúde familiar.

Onde posso receber a vacina?

A administração das vacinas é feita nos centros de saúde, ou em outros espaços que estão a ser devidamente adaptados para essa função. Na mensagem que recebe consta toda a informação necessária sobre a marcação, inclusive o local onde vai receber a vacina.

E a marcação da segunda dose também é por SMS? 

Sim. O agendamento da segunda toma da vacina é feito da mesma forma. Assim que o utente receber a primeira dose, marca-se a segunda com a sua concordância. Depois segue-se o mesmo processo, o envio de um SMS a confirmar essa marcação, seguindo os mesmos passos.

Como serão vacinadas as pessoas não seguidas pelo SNS?

No caso das pessoas que não sejam seguidas no Serviço Nacional de Saúde, os respetivos médicos assistentes devem emitir uma declaração com vista à sua inclusão nesta fase 1 da vacinação, permitindo o agendamento automático para a toma da vacina.

A declaração médica é emitida eletronicamente, através da Prescrição Eletrónica Médica, e o utente é informado por SMS.

Como serão vacinadas as pessoas acamadas?

No caso de pessoas com 80 ou mais anos que estejam acamadas em casa, serão vacinadas por equipas de vacinação ao domicílio.

Quais as vacinas disponíveis?

Portugal já recebeu mais de 400 mil vacinas, 387.270 da BioNTech/ Pfizer e 19.200 da Moderna.

Para este mês estão previstas mais duas entregas de vacinas da Moderna e três da Pfizer e duas na vacina da AstraZeneca, recentemente aprovada pela Agência Europeia do Medicamento. As entregas da AstraZeneca previstas para 9 e 19 de fevereiro desta farmacêutica totalizam 200 mil vacinas.

[Com Lusa]