Aumenta apoio republicano ao ‘impeachment’ de Trump, indica sondagem

O apoio republicano à condenação do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, no julgamento de ‘impeachment’ aumentou nos últimos dias do seu mandato, de acordo com uma sondagem do Politico/Morning Consult divulgada esta terça-feira.

Cerca de 20% dos republicanos disseram que aprovam “fortemente” ou “de alguma forma” a destituição de Trump, indica a sondagem realizada entre o dia 15 e 17 de janeiro. É um aumento em relação à sondagem anterior, realizada de 8 a 11 de janeiro, na qual 14% dos republicanos disseram o mesmo.

Já os democratas mostram um maior apoio ao ‘impeachment’ de Trump, com cerca de 86% a dizerem que “fortemente” ou “de alguma forma” aprovam uma condenação no Senado – uma ligeira diminuição em relação à sondagem anterior.

A Câmara dos Representantes acusou Trump por “incitamento à insurreição”, depois de o Presidente cessante ter motivado os seus apoiantes a invadirem o Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro. Donald Trump considerou que o seu discurso, na altura, foi “totalmente apropriado”.

Apenas 27% dos inquiridos na sondagem do Politico/Morning Consult consideram que Trump agiu “adequadamente” e que o Senado não o deveria demitir do cargo. Assim, o apoio global à destituição do Presidente tem vindo a aumentar.

O julgamento de Trump no Senado dos EUA só terá início depois de o Presidente eleito, Joe Biden, tomar posse esta quarta-feira, dia 20 de janeiro.

A taxa de aprovação de Trump recuperou ligeiramente de um mínimo histórico. Estava a 34% na semana passada. Agora, ronda os 39%, também de acordo com esta nova sondagem.