Google sofre «apagão». Gmail, YouTube e outras aplicações com falhas de serviço

Várias aplicações da Google estão atualmente com falhas de serviço em vários utilizadores do mundo. O «apagão» atingiu o Gmail, Google Drive, Google Sheets e YouTube, bem como o mecanismo de pesquisa principal, segundo o ‘Daily Mail’.

O site DownDetecter, que rastreia as interrupções, registou dezenas de milhares de utilizadores que relatavam dificuldades nos sites por volta das 11h40 desta segunda-feira. Os problemas foram reportados sobretudo na Europa, mas também na Austrália, na costa leste dos EUA e em zonas da África, América do Sul e Ásia.

Segundo a mesma publicação, a Google disse estar «ciente do problema» que deixou a «maioria» dos utilizadores sem acesso aos seus serviços. Os sites da gigante tecnológica são alguns dos mais populares do mundo, com o YouTube, por exemplo, a ser utilizado por mais de dois mil milhões de pessoas todos os meses.

Enquanto isso, o Gmail é a plataforma de e-mail mais popular do mundo, com 1,5 mil milhões de utilizadores. Ao contrário de outras empresas de tecnologia como o Facebook, estas interrupções são raras na Google e não há explicação para o sucedido.

Às 11h54 havia já mais de 50 mil reclamações apenas para o YouTube, sendo que metade (49%) diz respeito a problemas com o site e 43% a problemas de visualização de vídeos. O Gmail registou 23 mil reclamações antes das 12h e o site principal do Google 19 mil queixas. 81% e 91% dos problemas com esses sites, respetivamente, tinham que ver com login, de acordo com DownDetector.

Os responsáveis pelo YouTube disseram estar «cientes de que muitos utilizadores estão com problemas no acesso à aplicação. A nossa equipa está a invesigar a situação. Vamos atualizar assim que tivermos mais novidades», referem, segundo o ‘Daily Mail’.