Covid-19: «Se algumas pessoas não forem vacinadas, o vírus vai continuar a circular», alerta OMS
Se uma grande parte da população não receber a vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus vai continuar a circular e atrasar a recuperação da pandemia, advertiu, esta terça-feira, o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“No nosso mundo interligado, se algumas pessoas não forem vacinadas, o vírus vai continuar a circular e a recuperação global será atrasada”, afirmou o responsável, num evento online sobre a Covid-19, promovido pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
O diretor-geral da OMS alertou também para o risco de os países mais pobres serem “atropelados” pelas nações mais ricas, no que toca à “corrida” por uma vacina contra o novo coronavírus.
“Uma vacina segura e aprovada deve levar ao uso eficaz, e a melhor maneira de fazer isso é pela vacinação de algumas pessoas em todos os países em vez de todas as pessoas em apenas alguns países. Compartilhar é do interesse de cada país e de todos. Não se trata de caridade. É a maneira mais rápida e inteligente de acabar com a pandemia e de acelerar a recuperação económica global”, afirmou.
A pandemia de provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.