Os concelhos que o Governo classificou como sendo os de maior risco face à evolução da pandemia de Covid-19 representam mais de dois terços do poder de compra em Portugal Continental, segundo apurou a mais recente análise da Marktest.
Esta análise, através dos dados do mapa de risco da Covid19, disponibilizado pelo Governo, concluiu que os dois grupos de concelhos de maior risco concentram 69% da população e 68% do poder de compra no país.
Embora estes dois grupos de concelhos representem apenas 38% da área do Continente, 69% das empresas do país estão localizadas nestes territórios, sendo responsáveis por 80% do Valor Acrescentado Bruto do país e por 75% das exportações.
Estes concelhos detêm ainda 71% dos hospitais, 56% dos lares e 55% dos seus utentes. O Governo classificou os concelhos do Continente relativamente ao seu risco face à evolução da pandemia de Covid-19, tendo como base o peso que o número de novos casos da doença nos últimos 14 dias tem no total da sua população.
Os últimos dados disponíveis foram publicados no site do Governo, onde são apresentados os 4 grupos de concelhos: risco moderado (65 concelhos), risco elevado (86 concelhos), risco muito elevado (80 concelhos) e risco extremamente elevado (47 concelhos).
Recorde-se que, esta lista, que tem em conta o número de novos casos no concelho e a dinâmica inter-concelhia (podendo estar incluídos no mesmo grupo concelhos com número diferente de casos), será revista e atualizada quinzenalmente.
Os dados do sistema de geomarketing Sales index da Marktest permitem recriar este mapa de risco e analisar as características de cada grupo de concelhos.
Olhando ao mapa de Portugal Continental, é possível verificar uma clara diferença entre o norte e o sul do país, com a maioria dos concelhos do Alentejo e Algarve no grupo de risco moderado (menos de 240 novos casos por 100 mil habitantes) e a maioria dos concelhos dos distritos de Porto, Braga e Aveiro nos grupos de maior risco (mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes).








