Covid-19: União Europeia assina sexto contrato de vacinas «até ao final deste mês», afirma ministra francesa

A União Europeia (UE) vai assinar o sexto contrato de vacinas contra a covid-19 até ao final deste mês, segundo informou Agnès Pannier-Runacher, a secretária de Estado da Economia de França.

Em declarações à francesa Radio J, cada um dos seis acordos destina-se a encomendas de 200 a 300 milhões doses, mais um extra, e opcional, de 100 a 200 milhões, exceto o acordo com a Moderna que era para 80 milhões devido à complexidade de fabrico envolvida.

“Cada uma [das vacinas] tem de ser testada, três estão quase no fim do processo de qualificação, mas nada deve condicionar a conclusão dos ensaios clínicos”, disse Pannier-Runacher.

A Agência Europeia de Medicamentos poderá emitir a  primeira aprovação de uma vacina contra a covid-19 no próximo mês. A maioria das vacinas e dos seus ingredientes seria produzida na Europa, acrescentou ainda a ministra.

A Comissão Europeia fechou na última terça-feira um novo acordo – o quinto – com a farmacêutica CureVac, para a compra de mais 225 milhões de doses de uma vacina contra a covid-19.

E vão cinco. Bruxelas fecha novo contrato com a CureVac para a compra de mais 225 milhões de doses de vacinas