«Não podemos manter durante muitos dias mais de seis mil casos diários», diz Marta Temido
Portugal soma hoje mais 6.472 casos de infecção pelo novo coronavírus e a ministra da Saúde alerta que «não podemos manter durante muitos dias mais de seis mil casos diários». Em entrevista à SIC, Marta Temido deixa claro que «já estamos numa situação crítica» e que Portugal se encontra numa fase em que «arrisca». É, por isso, crucial «parar a transmissão da doença».
Uma das principais preocupações das autoridades passa pela possibilidade de os hospitais nacionais contarem em breve com cerca de 700 doentes internados nos cuidados intensivos. O relatório de hoje da DGS dá conta de 485 pessoas em UCI e Marta Temido adianta que são 569 as camas disponíveis.
Segundo a ministra, há a «disponibilidade para doentes Covid de 569 camas e num número que, de acordo com a agregação hospitalar, é de 1.036 camas para doentes de cuidados intensivos».
Na mesma entrevista, a ministra sublinha que os hospitais têm estado todos os dias a reforçar a sua capacidade, tendo sido aprovada uma resolução que garante autonomia aos hospitais no sentido de contratarem profissionais. «Tem sido um trabalho hercúleo por parte das administrações hospitalares.»