Covid-19: Fauci aconselhou Trump a “fechar” o país na fase inicial da pandemia

Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas do governo dos Estados Unidos, disse que aconselhou o Presidente Donald Trump a “fechar o país” na fase inicial da pandemia.

Fauci, também director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e membro do grupo de ação para a covid-19 da Casa Branca, respondeu a uma pergunta de um estudante sobre a sua decisão mais crucial da pandemia, durante uma sessão virtual de perguntas e respostas, organizada pelo Colégio da Santa Cruz, em Massachusetts, nos EUA, esta terça-feira.

“Foi uma decisão de fazer uma recomendação ao Presidente”, disse Fauci, citado pelo News Week. “Não foi uma decisão minha que eu pudesse implementar”.

“Quando se tornou claro que tínhamos uma propagação comunitária no país – isto foi muito antes de ter havido uma grande ‘explosão’ como vimos no corredor nordeste conduzido pela área metropolitana da cidade de Nova Iorque – eu recomendei ao Presidente que fechássemos o país”, revelou o especialista.

“Foi uma decisão muito difícil porque eu sabia que teria consequências económicas muito graves, o que aconteceu. Mas não havia forma de impedir a propagação explosiva que sabíamos que ocorreria se não o fizéssemos”, acrescentou.

Os Estados Unidos são o país mais afectado, a nível mundial, pela pandemia, com mais de 7,5 milhões de casos e mais de 211 mil mortes, de acordo com dados da universidade norte-americana Johns Hopkins.

Fauci disse ainda que o não encerramento do país possibilitou uma “completa” propagação do vírus em algumas áreas.

Os Estados de todo o país adoptaram abordagens muito diferentes para combater a pandemia, na ausência de restrições sobre o novo coronavírus a nível nacional.