Covid-19 já causou mais mortes do que as últimas cinco épocas de gripe

A covid-19 é mais letal e é mais contagiosa do que a gripe sazonal, ao contrário do que indicam várias informações falsas que se tornam virais na Internet. Esta terça-feira, por exemplo, Donald Trump escreveu no Twitter que a gripe era mais mortal do que o novo coronavírus.

“A época da gripe está a chegar! Muitas pessoas todos os anos, por vezes mais de 100.000, e apesar de existir uma vacina, morrem devido à gripe. Vamos fechar o nosso país por causa disso? Não, aprendemos a viver com ela, tal como estamos a aprender a viver com a covid-19, que na maior parte das populações é bem menos fatal”, escreveu Donald Trump.

A publicação foi depois considerada desinformação e foi retirada pelo Twitter, que considerou que violava as regras sobre “propagação de informação enganadora e potencialmente prejudicial sobre a covid-19”.

De facto, o novo coronavírus matou mais de 210.700 pessoas nos Estados Unidos em oito meses, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins. É uma média de mais de 867 mortes por covid-19 por dia nos EUA desde a primeira morte no país, reportada a 6 de Fevereiro.

Já a gripe matou cerca de 22.000 pessoas nos Estados Unidos durante a sua última estação, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. Embora o “calendário exacto e a duração das estações da gripe possam variar”, diz o CDC, a maioria dos casos ocorrem entre Outubro e Maio.

Se 22.000 pessoas falecessem entre 1 de Outubro e 31 de Maio, seria uma média de cerca de 91 mortes por dia durante o período de oito meses, em comparação com a média de 867 mortes diárias por covid-19.

De acordo com dados do CDC, em apenas oito meses, o novo coronavírus já matou mais pessoas do que as últimas cinco estações de gripe juntas.

Desta forma, quanto à alegação do Presidente Donald Trump de que a gripe mata “por vezes mais de 100.000” pessoas por ano, os dados do CDC de 1976 a 2007 e de 2010 até agora mostram que nem sequer está perto.

Além disso, o novo coronavírus é muito mais contagioso do que a gripe. Uma investigação publicada já em Abril deste ano mostra que uma pessoa com gripe infecta, em média, cerca de 1,28 outras pessoas.

Não contabilizando os esforços para mitigar o vírus, tais como as ordens de confinamento e outras restrições, uma pessoa com o novo coronavírus infecta, em média, cerca de 2 a 3 outras pessoas.

Desde o início da pandemia, já foram reportadas em todo o mundo mais de 35,9 milhões de infecções e mais de 1,05 milhões de mortes por covid-19. De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos, a Índia e o Brasil são os países com mais casos e óbitos, a nível mundial.