EUA/Eleições: Afluência recorde às urnas. Quase 4 milhões de americanos já votaram

Os americanos estão a apressar-se para votar antes das eleições de 3 Novembro e a um ritmo sem precedentes. Os números das primeiras votações são reveladores e indicam uma possível afluência recorde para o confronto entre o atual Presidente Donald Trump e o rival democrata Joe Biden.

A quatro semanas das eleições, mais de 3,8 milhões de americanos já votaram, ultrapassando de longe cerca os 75 mil que nesta altura, em 2016, já tinham votado, de acordo com o ‘Projeto Eleitoral dos Estados Unidos’ que compila dados de votação antecipada.

A mudança foi impulsionada por uma expansão da votação antecipada e por correio em muitos estados, como uma forma segura de votar durante a pandemia e uma ânsia de ponderar o futuro político de Donald Trump, de acordo com Michael McDonald da Universidade da Florida, nos EUA, que administra o referido organismo.

“Nunca vimos tanta gente a votar tão cedo antes de uma eleição”, disse, citado pela agência Reuters. “As pessoas votam quando se decidem, e sabemos que muitas pessoas já se decidiram há muito tempo e já têm uma opinião sobre Trump”.

O aumento precoce levou McDonald a prever uma afluência recorde de cerca de 150 milhões, representando 65% dos eleitores elegíveis – a taxa mais elevada desde 1908.

Biden está à frente de Trump nas sondagens de opinião nacionais, embora as sondagens em estados cruciais indiquem uma ‘corrida’ mais apertada.

Os números reportados até agora provêm de 31 estados, informou McDonald, e vão crescer rapidamente à medida que mais estados começarem a votar no início do período de votação.

O número total de votos antecipados ou por correio mais do que duplicou de quase 25 milhões, em 2004, para 57 milhões, em 2016, segundo a Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA.

Trump tem protestado contra o voto por correspondência, acusando que vai conduzir a uma fraude eleitoral. No entanto, os peritos dizem que essa possibilidade é rara.

Os democratas mais do que duplicaram o número de boletins de voto devolvidos pelos republicanos em sete estados que relatam dados de registo de eleitores por partido, de acordo com o Projecto Eleitoral.

Uma sondagem nacional Reuters/Ipsos realizada na semana passada revelou que 5% dos democratas em todo o país disseram já ter votado, em comparação com 2% dos republicanos. Cerca de 58% dos democratas planearam votar mais cedo em comparação com 40% dos republicanos.

De acordo com McDonald, a votação antecipada começa tipicamente forte, depois desce antes de subir novamente um pouco antes das eleições.

Ler Mais





Comentários
Loading...