Euro cai após agravamento de tensões entre Pequim e Washington
O euro caiu hoje face ao dólar, mas manteve-se nos 1,18 dólares, após ter subido ligeiramente na sexta-feira, numa altura em que as tensões entre os Estados Unidos e a China voltaram a agravar-se.
Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1816 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1835 dólares.
O euro também desceu face ao iene, mas subiu em comparação com a libra.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de referência do euro em 1,1824 dólares.
A China voltou a suspender a renovação das credenciais de alguns jornalistas de órgãos de comunicação norte-americanos, numa retaliação após Washington ter aumentado o escrutínio sobre repórteres chineses a trabalhar nos Estados Unidos.
A decisão de Pequim é a mais recente manifestação da deterioração das relações entre os dois países.
A cadeia televisiva CNN confirmou que o correspondente na China David Culver está entre os jornalistas a quem foi rejeitada a renovação da credencial emitida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.
A CNN e o jornal New York Times avançaram que outros órgãos foram alvo de medidas semelhantes.
Os EUA limitaram o número de cidadãos chineses que podem trabalhar nas delegações de alguns meios de comunicação social chineses no seu território e reduziram os vistos de trabalho dos jornalistas chineses para um período de 90 dias.
A China retaliou pela primeira vez em março, ao expulsar jornalistas do New York Times, Wall Street Journal e Washington Post.
Divisas……………hoje…………..sexta-feira
Euro/dólar…………1,1816………………1,1835
Euro/libra…………0,89696…………….0,89347
Euro/iene………….125,61………………125,74
Dólar/iene…………106,29………………106,26