Derrame de petróleo nas Maurícias: mais sete golfinhos encontrados mortos

Foram encontrados mais sete golfinhos mortos numa praia das Maurícias esta quinta-feira, perto do derrame de petróleo causado por um navio japonês que atingiu um recife de coral.

“Encontrámos mais sete golfinhos esta manhã em estado de decomposição”, disse Jasvin Sok Appadu, do Ministério das Pescas, à agência Reuters.

Os resultados da autópsia realizada aos 17 golfinhos encontrados sem vida, nesta quarta-feira, são esperados ainda durante o dia de hoje, informou ainda.

O derrame em causa veio do navio japonês ‘MV Wakashio’, que encalhou a 25 de Julho nos recifes de Pointe-d’Esny, no sudeste da ilha, e começou a derramar petróleo cerca de uma semana mais tarde. O navio foi ‘abatido’ na segunda-feira.

A organização não-governamental Greenpeace apelou ao governo das Maurícias para lançar uma “investigação urgente para determinar a causa das mortes e quaisquer ligações ao derrame de petróleo de ‘Wakashio'”.

O impacto total do derrame ainda está em curso, mas vários cientistas já alertaram para um grande desastre ecológico, que poderá afectar as Maurícias e a sua economia dependente do turismo durante décadas.

Ler Mais





Comentários
Loading...