Segunda maior produtora de lítio do mundo regista vendas recorde mas lucros ficam aquém

A SQM informou que vendeu mais de 12.600 toneladas de lítio de abril a junho, o que representa um aumento na ordem dos 45% em relação aos primeiros três meses deste ano.

Sónia Bexiga

A mineira chilena SQM atingiu vendas recorde no segundo trimestre, mesmo com os preços baixos a pressionar os lucros, anunciou, esta quinta-feira, a segunda maior produtora mundial do metal usado em baterias de carros elétricos.

A SQM informou que vendeu mais de 12.600 toneladas de lítio de abril a junho, o que representa um aumento na ordem dos 45% em relação aos primeiros três meses deste ano.

Segundo detalhou a empresa, citada pela ‘Reuters’, as suas operações no Chile continuaram a produzir o metal branco mesmo com a pandemia do novo coronavírus a atingir o seu pico no país sul-americano.

“Cumprimos ou excedemos todas as metas de produção interna, que incluíam níveis recorde de produção de carbonato de lítio”, disse o CEO Ricardo Ramos, em comunicado. “Ainda acreditamos que nosso volume de vendas este ano excederá o volume de vendas reportado em 2019, aumentando assim a nossa quota de mercado”, acrescentou Ramos.

A produção tem estado em linha com a taxa anual de 70 mil toneladas, o que lhe permitiu construir níveis mais altos de stock antes do esperado ‘boom’ na procura.

Continue a ler após a publicidade

Contudo, apesar deste cenário tão otimista, a empresa viu o lucro líquido cair para 50,8 milhões de dólares, numa queda de 27,6% em relação ao mesmo período de 2019, arrastado pela descida nos preços.

A oferta sobrecarregou a procura no início deste ano, reduzindo os preços e prejudicando os ganhos dos principais produtores de lítio. Segundo a SQM, os preços caíram 45% nos primeiros seis meses de 2020, face ao ano anterior.

“Acreditamos que os preços serão mais baixos no segundo semestre do ano em relação aos preços observados no primeiro semestre, embora os volumes de vendas possam ser maiores”, esclareceu Ramos.

Continue a ler após a publicidade

A receita total da empresa, também produtora de fertilizantes especiais, caiu 7,2%, para 458,5 milhões de dólares no trimestre. A receita de lítio caiu 38%.

Quanto ao futuro, a empresa deu ainda nota de que disse que os seus projetos de expansão da capacidade de lítio no Chile continuam no ‘bom caminho’ e estarão concluídos até ao final de 2021.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.