Pelo fim do desperdício alimentar. Restaurantes na China pedem aos clientes que se pesem à entrada

Na China, há restaurantes a exigir que os clientes se pesem à entrada, seguindo as recomendações contra o desperdício alimentar.

Simone Silva

A China intensificou as medidas para reduzir o desperdício de alimentos, no âmbito da campanha ‘Prato Limpo’, lançada recentemente no país e agora há restaurantes a exigir que os clientes se pesem à entrada, segundo noticia a agência chinesa Xinhua.

Depois de o Presidente chinês, Xi Jinping, ter lançado um alerta para o desperdício «chocante» de alimentos no país, sublinhando que a China deve «manter um sentimento de crise em relação à segurança alimentar», a Wuhan Catering Industry Association pediu aos restaurantes da cidade que limitassem o número de pratos servidos aos clientes – implementando um sistema em que os grupos devem pedir um prato a menos do que o número de clientes.

Um outro exemplo diz respeito a um restaurante em Changsha, uma cidade da China central, que se encontra a pedir aos seus clientes que se pesem antes de entrar nas instalações do restaurante. Depois disso os dados são introduzidos numa aplicação que recomenda escolhas alimentares baseadas no peso.

A medida não foi bem aceite por parte dos clientes, que teceram duras criticas, levando o restaurante a lamentar o sucedido. Contudo, espera-se que as medidas para combater o desperdício alimentar na China não fiquem por aqui.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.