China regista a maior contração de sempre no setor dos serviços

Os negócios do país não estão a resistir ao surto do Coronavirús. O setor dos serviços contraiu pela primeira vez na China, desde que há registos.

Sónia Bexiga

O Índice de Gestores de Compras (PMI) para os serviços caiu para 26,5 pontos, a primeira vez que desce abaixo dos 50 pontos, desde que começou a ser realizado mensalmente, em 2005, segundo o índice elaborada pela revista de informação económica Caixin.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, este indicador sugere uma expansão do setor, sendo que quando se sitia abaixo dessa barreira pressupõe uma contração da atividade.

O declínio deve-se às restritas medidas de prevenção do surto do Covid-19 adotadas pelas autoridades chinesas, que incluem restrições sob a movimentação de centenas de milhões de pessoas ou o encerramento forçado de estabelecimentos.

A estas medidas, juntam-se os cancelamentos, por ordem do Governo, de planos de viagens no país, levando a uma redução do consumo e serviços associados ao turismo.

Segundo documentos divulgados pelo Supremo Tribunal Popular, centenas de empresas declararam falência no país, entre os dias 25 de janeiro e 21 de fevereiro. A maioria são pequenas e médias empresas dos setores retalho, manufatura e imobiliário.

Continue a ler após a publicidade

As autoridades chinesas prometeram uma série de apoios financeiros para indústrias fortemente afetadas pelo surto e medidas para estimular o consumo e injetar liquidez no mercado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.