EUA quer taxar fortunas conquistadas durante a pandemia. Jeff Bezos é um dos alvos

O senador norte-americano Bernie Sanders, que chegou a participar na corrida presidencial dos EUA, propõe que seja criado um novo imposto único.

Executive Digest

O senador norte-americano Bernie Sanders, que chegou a participar na corrida presidencial dos EUA, propõe que seja criado um novo imposto único sob a fortuna dos mais ricos. O chamado “Make Billionaires Pay Act” custaria 42,8 mil milhões de dólares (36,2 mil milhões de euros) a Jeff Bezos, o homem mais rico do Mundo, e outros 27,5 mil milhões de dólares (23,3 mil milhões de euros) a Elon Musk, entre outros.

O imposto tem a pandemia de COVID-19 como pano de fundo e visa taxar alguns dos principais titãs do país relativamente aos ganhos conquistados entre 18 de Março deste ano e 1 de Janeiro de 2021. Segundo adianta a CNBC, o imposto seria de 60% sobre a riqueza adquirida neste período.

O dinheiro angariado através do “Make Billionaires Pay Act” teria como destino o pagamento de depesas de saúde para todos os cidadãos norte-americanos durante um ano.

A mesma publicação adianta que, até à passada quarta-feira, dia 5 de Agosto, este imposto seria aplicado num total de 731 mil milhões de dólares (618,4 mil milhões de euros) acumulados por 467 bilionários desde 18 de Março.

Os magnatas do sector tecnológico estão entre os mais afectados, mas não serão os únicos. Todos aqueles que tenham visto a fortuna disparar durante a pandemia, incluindo também a família por detrás da cadeia de supermercados Walmart, por exemplo, poderão ser afectados pelo imposto, caso seja aprovado.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.