As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados no âmbito do plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, lançado recentemente, e tendo como finalidade o próximo ano letivo.
Segundo informa o ministério da Educação, em comunicado, as candidaturas já estão abertas para os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas conceberem e apresentarem, na esfera da sua autonomia, planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos.
“Este reforço de recursos humanos está englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo”, detalha o ministério.
O ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues, esclarece ainda que estes psicólogos, educadores sociais, mediadores e outros técnicos de intervenção social vão ajudar à concretização de medidas centradas em dimensões que considera essenciais para o sucesso e inclusão educativos: “o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal, o aprofundamento da relação entre escola e família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso”.




