Neil Young processa Donald Trump por usar as suas músicas na campanha eleitoral

A campanha eleitoral de Donald Trump conta com canções de Neil Young na banda sonora, mas o músico canadiano não está satisfeito.

Executive Digest

A campanha eleitoral de Donald Trump conta com canções de Neil Young na banda sonora, mas o músico canadiano não está satisfeito. De acordo com a BBC, Neil Young vai processar o presidente dos Estados Unidos da América por usar repetidamente as sua músicas em comícios e outros eventos políticos.

O artista considera que Donald Trump está a violar a lei dos direitos de autor, nomeadamente com os temas “Rockin’ in the Free World” e “Devil’s Sidewalk”. Embora a equipa responsável por gerir a reeleição ainda não tenha comentado o caso, Neil Young já fez questão de afirmar que se trata de uma campanha assente em ignorância e ódio.

Neil Young garante ainda que se tem vindo a queixar da utilização indevida de Donald Trump das suas músicas desde 2015, mas que não lhe tem sido dada atenção. Agora, pede uma compensação que pode chagar aos 150 mil dólares (cerca de 126 mil euros).

«Esta queixa não pretende desrespeitar os direitos e opiniões dos cidadãos americanos, que são livres de apoiar o candidato que quiserem», garantem os advogados do músico que entretanto se naturalizou norte-americano.

Contudo, acrescentam, Neil Young não pode permitir que a sua música seja usada como tema principal de uma campanha que considera ser pouco americana.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.