O Governo da Madeira determinou o uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos a partir de 1 de agosto. As únicas excepções apontadas serão crianças até aos 10 anos, pessoas incapacitadas pela dificuldade de colocar ou retirar a máscara sem assistência, cidadãos a fazer praia ou a praticar exercício físico.
A decisão tem levantado polémica e motivado um prolongado debate na Região, desde que foi anunciada a medida, na passada terça-feira.
E foi criada uma petição pública dirigida ao Governo Regional. Os seus autores alegam que “além de ser algo prejudicial à saúde, o uso constante de máscara não tem base cientifica”. Por estes motivos, pedem ao Governo que “retire esta medida pela saúde e bem estar dos madeirenses.”
A menos de 24 horas da entrada em vigor da obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços públicos, abertos ou fechados, a petição contava, ao início da manhã desta sexta-feira, 5.031 assinaturas.
De acordo com o último balanço, feito ontem, a Madeira regista 106 casos de Covid-19, já com 97 doentes recuperados e oito casos ainda activos, sem necessidade de cuidados hospitalares.







