Repsol vende parte do negócio de gás canalizado por 651,5 milhões
A Repsol acordou com a Natural Gas Distribution e com a Redexis Gas a venda de parte do seu negócio de gás canalizado por 651,5 milhões de euros. Em comunicado, a energética explica ainda que o acordo entre as três empresas gera «mais-valias pós-impostos estimadas em 367 milhões de euros» e que deve estar completo no início do próximo ano.
Caso o negócio seja aprovado, os activos de gás canalizado em questão serão transferidos para a Natural Gas Distribution e para a Redexis Gas, fazendo com que o objectivo de desinvestimento da Repsol seja cumprido. A energética espanhola anunciou, após a aquisição da canadiana Talisman, a sua intenção de desinvestir aproximadamente 890 milhões de euros em activos não-estratégicos.
A compra da Talisman valeu à Repsol a duplicação da sua produção de hidrocarbonetos e a diversificação do seu portefólio geograficamente ao aumentar a presença em países da OCDE, de acordo com a Repsol. A energética informa ainda que, em simultâneo, alcançou um recorde de produção de 700 mil barris equivalentes de petróleo por dia, o que representa um aumento de 97% face à média de produção de 2014.