Isabel dos Santos termina parceria com Sonae e lança marca de hipermercados
Candando é o nome dos hipermercados que Isabel dos Santos irá lançar em Angola, sob a liderança de Miguel Osório, antigo quadro da Sonae. A notícia chega depois da empresária ter rompido a parceria com a empresa portuguesa nos primeiros meses de 2015 e de ter contratado adicionalmente João Seara, também na altura colaborador da Sonae.
A Sonae e a Condis, empresa de Isabel dos Santos, começaram a preparar o lançamento de uma rede de hipermercados em 2011 mas o negócio nunca avançou. Contudo, só agora o fim da parceria entre ambas é oficial, devido à apresentação da marca Candando que, de acordo com a agência Lusa, implica um investimento de aproximadamente 356 milhões de euros nos próximos cinco anos.
Para este período de tempo está também prevista a abertura de dez lojas, sendo que a primeira deverá ser inaugurada já no primeiro semestre de 2016, em Luanda, segundo Miguel Osório, na conferência de imprensa em Luanda, em declarações reportadas pelo Expresso. Os hipermercados Candando irão gerar 750 postos de trabalho directos até ao próximo ano.
Por esclarecer ficou a relação de Isabel dos Santos enquanto accionista com o grupo Sonae na área de retalho em Angola.