O World Economic Forum (WEF), uma organização internacional independente que se dedica à melhoria do estado do mundo, através de parcerias com líderes mundiais no sentido de desenhar agendas globais, regionais e de indústria, vem fornecendo, nos últimos 30 anos, aos líderes executivos e políticos, valiosos instrumentos de benchmarking na identificação dos obstáculos ao aumento de competitividade dos respectivos países.
Desde 2005, que a análise do WEF em termos de competitividade se baseia no Index de Competitividade Global (GCI) , que tem em conta os fundamentos micro e macro económicos da competitividade das nações.
Ontem, um mês mais cedo do que no ano passado, o WEF divulga o seu Relatório anual de Competitividade Global 2009-2010, cujo ranking é calculado não só com base nos dados disponíveis ao público em cada um dos países, como nas respostas a um Inquérito de Opinião de Executivos. O referido inquérito, anual e de grande abrangência, é conduzido pelo WEF e pela sua rede de Parceiros Institucionais, que são em Portugal, o Forum de Administradores de Empresas (FAE) e a PROFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia.
Este ano o nosso país ocupa a 43 º lugar do ranking global, o mesmo do ano passado, sendo a Suíça o país líder. Os Estados Unidos da América desceram um lugar, ficando na segunda posição, seguido por Singapura e Suécia, em terceiro e quarto lugares respectivamente.
Países como a Dinamarca, Finlândia e Alemanha permanecem muito competitivos ocupando sempre posições entre os primeiros lugares.
A Espanha e a Grécia perderam 4 lugares face ao ano anterior, ocupando agora o 33º e o 71º lugar do ranking respectivamente. A Itália melhorou uma posição ficando em 48º lugar.
Estando tão perto o momento eleitoral em Portugal, a análise aprofundada deste Relatório será certamente de fundamental utilidade para os decisores políticos, na medida em que poderá fornecer poderosos instrumentos para a formulação de políticas de desenvolvimento económico e das necessárias reforma institucionais.
WEF divulga Relatório anual de Competitividade Global 2009-2010
Ontem, um mês mais cedo do que no ano passado, o WEF divulga o seu Relatório anual de Competitividade Global 2009-2010, cujo ranking é calculado não só com base nos dados disponíveis ao público em cada um dos países, como nas respostas a um Inquérito de Opinião de Executivos.
Mais Recentes
Portugal leva a Bruxelas a “fábrica” de empreendedores do mar financiada em 78 milhões de euros pelo PRR
há 5 minutos
Amália, o modelo português de inteligência artificial, é lançado esta quarta-feira e ficará disponível em código aberto
há 8 minutos
Gabinete estatístico da UE revê PIB per capita português perante novos dados de Portugal
há 10 minutos
Sérvulo participa em operação inédita no financiamento de PME avaliada em 100 milhões de euros
há 14 minutos
Edição Impressa
AssinarNewsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias

Portugal leva a Bruxelas a “fábrica” de empreendedores do mar financiada em 78 milhões de euros pelo PRR

Amália, o modelo português de inteligência artificial, é lançado esta quarta-feira e ficará disponível em código aberto

Gabinete estatístico da UE revê PIB per capita português perante novos dados de Portugal

Sérvulo participa em operação inédita no financiamento de PME avaliada em 100 milhões de euros

Venezuela/Sismo: Número de portugueses e lusodescendentes mortos sobe para 56

Canais pró-guerra russos admitem cenário brutal: soldados sobrevivem “20 a 35 minutos” na frente

Quanto tempo é possível sobreviver debaixo dos escombros? Venezuela entra nas horas mais críticas após os sismos

Agentes de IA no trabalho trazem ganhos de produtividade, mas levantam novos riscos de cibersegurança, alerta Microsoft

Ébola: Epidemia espalha-se para uma quarta província da RDCongo



