VIII Barómetro Executive Digest: Cristina Campos

2019 com optimismo? A competitividade empresarial é um dos temas de maior preocupação para o painel do Barómetro da Executive Digest. Isto, aliado à capacidade de assegurar, ou não, o mesmo nível de exportações.

Cristina Campos – presidente da Novartis Portugal

Apesar do optimismo sobre as perspectivas de crescimento do volume de negócios e evolução de investimentos das empresas, 55% refere o crescimento como o maior desafio para 2019. Segundo o BMIs Innovative Pharmaceuticals Risk/Reward Index (RRI), que avalia a atractividade dos países para o lançamento de fármacos inovadores, Portugal apresentou um RRI de 65 que compara com 74 em Espanha e 81 em França. Portugal é um país de alto risco e baixo incentivo para as empresas farmacêuticas, não só pela pequena dimensão do mercado e oportunidades de crescimento restritas, mas também pelos riscos do País, nomeadamente em matéria de dívida e pagamentos em atraso pelos hospitais.

A indústria farmacêutica é um dos sectores que mais investe em inovação baseada em I&D, motor imprescindível para o crescimento económico. Ficou demonstrado no estudo “O Impacto do Medicamento”, com a colaboração da McKinsey, o valor do medicamento em Portugal. Os medicamentos inovadores permitem mais anos de vida saudável, mais produtividade e rendimento para os doentes e suas famílias. Permitem ainda ganhos para o Estado e o Sistema de Saúde, com a redução de hospitalizações e custos associados à gestão da doença, e o impacto directo na Economia, contribuindo para a valorização do PIB em 2,3%. Parece evidente que todos ganharíamos se Portugal se tornasse mais atractivo para as empresas farmacêuticas através de um perfil de menor risco e maior incentivo, com maior previsibilidade e transparência, investimento, acesso à inovação de forma célere e equitativa e controlo da dívida hospitalar, com maior eficiência.

Leia este artigo na íntegra na edição de Fevereiro de 2019 da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Marcas vão gastar até 15 mil milhões em Marketing de Influência
Automonitor
Como saber se o carro tem o conta-quilómetros martelado?