VIII Barómetro Executive Digest: Cristina Campos

2019 com optimismo? A competitividade empresarial é um dos temas de maior preocupação para o painel do Barómetro da Executive Digest. Isto, aliado à capacidade de assegurar, ou não, o mesmo nível de exportações.

Cristina Campos – presidente da Novartis Portugal

Apesar do optimismo sobre as perspectivas de crescimento do volume de negócios e evolução de investimentos das empresas, 55% refere o crescimento como o maior desafio para 2019. Segundo o BMIs Innovative Pharmaceuticals Risk/Reward Index (RRI), que avalia a atractividade dos países para o lançamento de fármacos inovadores, Portugal apresentou um RRI de 65 que compara com 74 em Espanha e 81 em França. Portugal é um país de alto risco e baixo incentivo para as empresas farmacêuticas, não só pela pequena dimensão do mercado e oportunidades de crescimento restritas, mas também pelos riscos do País, nomeadamente em matéria de dívida e pagamentos em atraso pelos hospitais.

A indústria farmacêutica é um dos sectores que mais investe em inovação baseada em I&D, motor imprescindível para o crescimento económico. Ficou demonstrado no estudo “O Impacto do Medicamento”, com a colaboração da McKinsey, o valor do medicamento em Portugal. Os medicamentos inovadores permitem mais anos de vida saudável, mais produtividade e rendimento para os doentes e suas famílias. Permitem ainda ganhos para o Estado e o Sistema de Saúde, com a redução de hospitalizações e custos associados à gestão da doença, e o impacto directo na Economia, contribuindo para a valorização do PIB em 2,3%. Parece evidente que todos ganharíamos se Portugal se tornasse mais atractivo para as empresas farmacêuticas através de um perfil de menor risco e maior incentivo, com maior previsibilidade e transparência, investimento, acesso à inovação de forma célere e equitativa e controlo da dívida hospitalar, com maior eficiência.

Leia este artigo na íntegra na edição de Fevereiro de 2019 da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
178 restaurantes juntam-se à Rota de Tapas Estrella Damm
Automonitor
Quer o novo Peugeot 208? Encomendas abrem hoje…