Veja: drones marítimos ucranianos danificam mais um petroleiro russo

O navio, chamado ‘Dashan’ e ostentando a bandeira das Ilhas Comores, navegava dentro da zona económica exclusiva da Ucrânia, com destino ao porto russo de Novorossiysk

Francisco Laranjeira
Dezembro 11, 2025
11:46

Esta quarta-feira, drones marítimos Sea Baby, operados pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), atacaram mais um petroleiro identificado como pertencente à “frota paralela” da Rússia no Mar Negro, indicou o ‘Kyiv Post’. Pode ver o vídeo aqui.

O navio, chamado ‘Dashan’ e ostentando a bandeira das Ilhas Comores, navegava dentro da zona económica exclusiva da Ucrânia, com destino ao porto russo de Novorossiysk. Este é o terceiro petroleiro desse tipo, pertencente à frota paralela, destruído por drones marítimos ucranianos em duas semanas.

O custo aproximado de um navio-tanque desse tipo é de 30 milhões de dólares, e em pelo menos um carregamento recente transportou produtos petrolíferos no valor de quase 60 milhões de dólares. “O navio estava a viajar em velocidade máxima com o transponder desligado e sofreu danos críticos”, disse uma fonte não identificada da polícia à agência de notícias estatal ‘Ukrinform’.

Uma fonte de segurança ucraniana disse à ‘CNN’ que os drones Sea Baby foram usados ​​numa operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e da Marinha ucraniana.

O navio ‘Dashan’ foi sancionado pela UE, Reino Unido, Canadá, Austrália e Suíça por transportar matérias-primas russas e por navegação de alto risco, ou seja, com o sistema de identificação desligado. “Nas últimas duas semanas, este é o terceiro petroleiro da frota paralela que foi desativado, o que ajudou o Kremlin a contornar as sanções internacionais”, disse a fonte.

A 29 de novembro último, drones marítimos Sea Baby, do Serviço de Segurança da Rússia (SBU), atacaram dois petroleiros sancionados, o ‘Kairo’ e o ‘Virat’, pertencentes à frota clandestina russa no Mar Negro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.