Uruguai despede-se hoje do ex-presidente Mujica

Governo uruguaio decretou três dias de luto nacional pela morte de Mujica — um ex-guerrilheiro que ficou famoso pelo estilo de vida austero, fiel à sua retórica anticonsumista, e se tornou líder da esquerda na América Latina

Executive Digest
Maio 15, 2025
7:15

O Uruguai começa a despedir-se oficialmente do ex-presidente José “Pepe” Mujica, morto esta terça-feira após uma batalha de mais de um ano contra um cancro de esófago. O corpo do ex-presidente chegou ao edifício da Presidência uruguaia esta quarta-feira, de onde seguiu em cortejo pela capital do “paisito”, com previsão de chegada à tarde ao Palácio Legislativo para um velório aberto ao público. Os restos mortais do ex-presidente serão cremados esta quinta-feira, após um evento que deve reunir autoridades estrangeiras.

O Governo uruguaio decretou três dias de luto nacional pela morte de Mujica — um ex-guerrilheiro que ficou famoso pelo estilo de vida austero, fiel à sua retórica anticonsumista, e se tornou líder da esquerda na América Latina. O cortejo irá afetar os transportes na capital uruguaia, mas escolas e outros serviços públicos irão funcionar normalmente.

O corpo de Mujica deve chegar ao Palácio Legislativo por volta das 13h, mas o velório público deve ser aberto a partir das 15h. O corpo continua será velado até hoje, quando está prevista uma cerimónia final, que deve reunir figuras políticas próxima ao ex-líder uruguaio.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou a presença, enquanto também são esperados o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner. A cerimónia de cremação deve ser reservada a familiares, enquanto o destino final das cinzas, a pedido do próprio Mujica, deve ser num local do sítio onde morava, ao lado de Manuela, sua cadela de três patas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.