Tempestade em Espanha provoca ferimentos em 100 passageiros de navio de cruzeiro: imagens dão conta da violência das ondas

Navio teve necessidade de regressar ao Reino Unido depois de 100 pessoas terem ficado feridas – de acordo com a empresa responsável, a maior parte das lesões foi leve, mas cinco pessoas precisaram de ser levadas ao hospital

Francisco Laranjeira
Novembro 9, 2023
14:55

Um passageiro do navio de cruzeiro ‘Spirit of Discovery’, que foi apanhado numa forte tempestade no Golfo da Biscaia, em Espanha, conseguiu filmar a forte ondulação que atingiu a embarcação: segundo os britânicos da ‘BBC’, o paquete chegou a inclinar-se para um lado enquanto fazia uma manobra de segurança. O navio teve necessidade de regressar ao Reino Unido depois de 100 pessoas terem ficado feridas – de acordo com a empresa responsável, a maior parte das lesões foi leve, mas cinco pessoas precisaram de ser levadas ao hospital.

Alan Grisedale filmou as ondas enormes: em declarações à ‘BBC’, garantiu que o balanço da embarcação decorrente da ondulação derrubou a sua mulher ao chão e deslocou os móveis da cabina. Outro passageiro afirmou que tripulantes e passageiros foram tomados “pelo medo” no meio da tempestade: “todos temiam pelas suas vidas”, referiu.

“As pessoas escreviam mensagens para os seus entes queridos, caso virássemos. Pelo tom de voz do nosso capitão, ele estava fisicamente assustado. A tripulação chorava. Tivemos muitos passageiros que sentiam um medo terrível”, referiu outro passageiro.

O navio partiu para as Ilhas Canárias a 24 de outubro com cerca de mil pessoas a bordo. De acordo com a companhia, os primeiros 10 dias do cruzeiro (planeado inicialmente para durar 14 dias) correram bem, mas a programação terminou afetada pela tempestade.

A meio do caminho para a Corunha, em Espanha, o porto foi fechado. Por isso, a tripulação decidiu regressar ao Reino Unido antecipadamente, na esperança de evitar o mau tempo. Enquanto estavam no Golfo da Biscaia — uma área conhecida pelas suas áreas agitadas —, a tempestade, que começou em França, atingiu o navio, tendo sido acionado o sistema de segurança.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.