Muitas vezes não damos a devida atenção às “moedas pretas” que temos na carteira, as pequenas moedas de 1 e 2 cêntimos que muitas vezes não entram nas nossas contas. No entanto, e se uma delas o tornar milionário? É apenas uma específica, tenha atenção aos pormenores.
Determinados pormenores podem tornar algumas moedas únicas, como por exemplo erros de cunhagem, o que as torna raras e fazem com que os seus preços em leilão disparem devido à elevada procura por parte dos colecionadores.
E há uma moeda de 1 cêntimo particularmente especial. Desenhada por Rolf Lederbogen, foi cunhada na Alemanha em 2002, tem um carvalho desenhado no reverso e é feita de um aço diferente do resto das mesmas moedas, o que faz com que apresente uma cor muito diferente das outras moedas de cêntimo que se fabricam. Esta cor dada pelo aço é o que torna a moeda única e valiosa.
A imagem do carvalho é um importante símbolo da história e da cultura alemã. Esta imagem é usada para representar o Estado que protege os cidadãos, e o caule representa a força e a estabilidade.
Como uma das moedas mais exclusivas que existem, deixou a sua marca em sites de leilões e plataformas de comércio online junto de colecionadores de moedas, podendo o seu valor ascender aos 50.000 euros, revela o jornal espanhol ‘ABC‘.
No entanto, recomenda-se que se aconselhe junto de um especialista em numismática para perceber as características da moeda e o seu verdadeiro valor. Apenas esta específica pode alcançar este valor, e um bom aconselhamento pode evitar que seja vítima de fraude.
NOTA: A leitura deste artigo não substitui a consulta de um perito em numismática para perceber as características de uma moeda específica e a sua avaliação.














