Talibãs confirmam contactos de alto nível com Rússia sobre cooperação em segurança

O Ministério da Defesa do governo talibã de facto do Afeganistão confirmou hoje que uma delegação manteve conversações oficiais com responsáveis do Ministério da Defesa russo durante uma visita à Rússia, centradas na segurança regional.

Executive Digest com Lusa
Janeiro 30, 2026
8:48

O Ministério da Defesa do governo talibã de facto do Afeganistão confirmou hoje que uma delegação manteve conversações oficiais com responsáveis do Ministério da Defesa russo durante uma visita à Rússia, centradas na segurança regional.

“Durante uma visita oficial à Federação Russa, uma delegação de alto nível do Ministério da Defesa Nacional, liderada por Mawlawi Mohammad Qasim ‘Farid’, manteve uma reunião com Vasily Osmakov, vice-ministro da Defesa da Rússia”, indica-se num comunicado do ministério.

Os talibãs disseram que as conversações abordaram uma ampla gama de assuntos relacionados com a segurança, incluindo a estabilidade da Ásia Central, fundamental para a Rússia, e a cooperação militar entre os dois lados.

“As partes mantiveram conversações exaustivas sobre uma série de questões importantes de segurança, incluindo a segurança regional, a cooperação mútua e as medidas para prevenir desafios em matéria de segurança”, acrescentou o comunicado.

Além disso, sublinha-se que os dois lados destacaram a importância de manter um diálogo contínuo.

Na quarta-feira, os vice-ministros da Defesa da Rússia e do Afeganistão reuniram-se em Moscovo para realizar consultas centradas nas perspetivas de desenvolvimento da cooperação militar entre os dois países.

Em contactos anteriores, Moscovo e o Governo talibã apontaram como uma das principais áreas de interesse a luta contra o terrorismo fundamentalista islâmico, em particular contra a filial do grupo Estado Islâmico no Afeganistão, conhecida como ISIS-K, grupo que os talibãs consideram uma ameaça direta.

O Kremlin também procura conter o tráfico de drogas no Afeganistão, especialmente o tráfico de opiáceos, e evitar a desestabilização da Ásia Central.

A Rússia é o único país do mundo que reconheceu oficialmente o governo talibã e deixou de considerar o Estado Islâmico um grupo terrorista em abril de 2025.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.