Sondagem: E se as eleições legislativas fossem hoje? AD continuaria a liderar, mas com o Chega mais perto

A Aliança Democrática (AD) continua a liderar as intenções de voto no arranque do ano, mas sem conseguir desfazer o empate técnico com o Chega e o Partido Socialista (PS), numa altura em que o partido de André Ventura ultrapassa os socialistas e sobe ao segundo lugar.

Revista de Imprensa
Janeiro 19, 2026
8:50

A Aliança Democrática (AD) continua a liderar as intenções de voto no arranque do ano, mas sem conseguir desfazer o empate técnico com o Chega e o Partido Socialista (PS), numa altura em que o partido de André Ventura ultrapassa os socialistas e sobe ao segundo lugar. Apesar das oscilações registadas, os três maiores partidos com assento parlamentar permanecem separados por margens muito reduzidas.

De acordo com o barómetro mensal da Intercampus de janeiro, realizado para o Negócios, CM, CMTV e NOW, se as eleições legislativas se realizassem hoje a coligação liderada por Luís Montenegro manter-se-ia na frente, com 24% das intenções de voto, menos uma décima do que em dezembro. A sondagem foi realizada entre 6 e 13 de janeiro, num período marcado pela campanha para as eleições presidenciais e por uma menor atividade parlamentar, permitindo aos deputados participarem nas ações de mobilização eleitoral.

Apesar da liderança, a AD continua sem conseguir distanciar-se dos principais adversários. O apoio à coligação é mais forte entre as mulheres e os eleitores com 55 ou mais anos, mas insuficiente para garantir uma vantagem confortável. O Chega sobe para o segundo lugar, com as intenções de voto a aumentarem de 22,1% para 22,9%, reforçando sobretudo o apoio entre os homens e os eleitores mais jovens.

Em sentido inverso, o PS regista a maior queda entre os partidos com representação parlamentar, descendo de 23,9% para 21,3% e passando para a terceira posição. Esta é a primeira vez, desde as eleições legislativas de maio do ano passado, que o Chega ultrapassa o PS nos barómetros da Intercampus, depois de nas últimas legislativas o partido de André Ventura já ter superado os socialistas e se ter tornado a segunda força política mais votada, atrás da AD.

Ainda assim, a margem de erro da sondagem, estimada em cerca de 3,5%, mantém os três maiores partidos em empate técnico, o que significa que não seria possível excluir a vitória de qualquer um deles caso as legislativas se realizassem neste momento. A Iniciativa Liberal surge em quarto lugar, mantendo os 8,6% de dezembro, enquanto o Livre sobe sete décimas, de 6,2% para 6,9%, consolidando a quinta posição.

Entre os partidos mais pequenos, a CDU recua de 3,1% para 2%, o Bloco de Esquerda desce de 2,9% para 1,6%, após a substituição de Mariana Mortágua por José Manuel Pureza na coordenação, e o PAN perde uma décima, fixando-se nos 1,2%. A sondagem revela ainda que 2,6% dos inquiridos admitem votar noutros partidos, em branco ou nulo, e destaca um aumento significativo dos indecisos, que passam de 5,8% em dezembro para 9%, num contexto em que a atenção dos eleitores está fortemente concentrada nas presidenciais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.