Sandra Tavares da Silva foi mencionada pelo Financial Times e distinguida com o Prémio BPI Empresária 2025

Sandra Tavares da Silva, fundadora da Wine & Soul, foi distinguida com o Prémio BPI Empresária 2025, numa homenagem ao percurso de excelência, inovação e compromisso social da enóloga portuguesa, reconhecida nacional e internacionalmente.

André Manuel Mendes
Outubro 21, 2025
11:52

Sandra Tavares da Silva, fundadora da Wine & Soul, foi distinguida com o Prémio BPI Empresária 2025, numa homenagem ao percurso de excelência, inovação e compromisso social da enóloga portuguesa, reconhecida nacional e internacionalmente.

O Prémio BPI Empresária, que chega este ano à sua 8ª edição, tem como objetivo dar visibilidade à liderança feminina no mundo empresarial, premiando mulheres portuguesas com trajetórias notáveis.

Sandra Tavares da Silva foi destacada pelo seu trabalho no setor vitivinícola, incluindo menções do Financial Times como uma das melhores profissionais da área.

Desde que se estabeleceu no Douro, em 1999, Sandra Tavares da Silva tem produzido alguns dos vinhos portugueses mais premiados e acumulado diversas distinções, incluindo o título de Enóloga do Ano. “Esta distinção representa um reconhecimento para a Wine & Soul, para a equipa que trabalha connosco e para o caminho que as mulheres podem trilhar na enologia e na viticultura”, afirmou a enóloga.

A Wine & Soul, fundada em 2001 por Sandra Tavares da Silva e o seu marido, é uma empresa familiar sediada no Vale de Mendiz, no Douro. Com um volume de negócios de 2,7 milhões de euros e forte presença internacional — cerca de 80% da produção é exportada para mais de 35 países —, a empresa destaca-se pelo compromisso com a sustentabilidade e desenvolvimento local, empregando maioritariamente população residente e colaborando com iniciativas sociais como a Associação Bagos d’Ouro.

Formada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e com mestrado em Enologia pela Universidade Católica de Piacenza, Sandra Tavares da Silva verá o seu percurso reconhecido internacionalmente na cerimónia dos IWEC Awards, que decorrerá no Bahrein, em fevereiro de 2026.

O Prémio BPI Empresária é uma iniciativa do BPI em colaboração com a International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC) e já distinguiu, em edições anteriores, líderes de empresas como Casa Ermelinda Freitas, Parfois, Grupo Sonae e Revigrés.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.