Saiba o que são os Storm Shadow que o Reino Unido forneceu à Ucrânia e que papel podem desempenhar no conflito com a Rússia

Storm Shadow é uma arma de ataque profundo de longo alcance lançada do ar, “projetado para atender aos requisitos exigentes de ataques pré-planeados contra alvos fixos ou estacionários de alto valor”

Francisco Laranjeira
Maio 11, 2023
17:41

O Reino Unido anunciou que pretende fornecer à Ucrânia mísseis Storm Shadow de longo alcance para ajudar a rechaçar a invasão da Rússia, o que transporta a ajuda ocidental a Kiev a um novo patamar.

“A Ucrânia tem o direito de se defender contra isso e o uso do Storm Shadow permitirá à Ucrânia repelir as forças russas baseadas no território soberano ucraniano”, referiu o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace. Para os responsáveis britânicos, as novas armas vão dar à Ucrânia “a melhor hipótese” de se defender.

O Storm Shadow é uma arma de ataque profundo de longo alcance lançada do ar, “projetado para atender aos requisitos exigentes de ataques pré-planeados contra alvos fixos ou estacionários de alto valor”, segundo se pode ler no site do MBDA, fabricante de Stevenage (Hertfordshire).

Os mísseis de cruzeiro foram desenvolvidos em conjunto pela Grã-Bretanha e por França e cada uma custa cerca de 2 milhões de libras (2,3 milhões de euros). Têm um alcance de tiro superior a 250 km – em comparação, os mísseis Himars, fornecidos pelos Estados Unidos atualmente utilizados por Kiev, têm um alcance de cerca de 80 km.

Alimentado por um motor turbojato, o Storm Shadow de 1.300 kg viaja a velocidades superiores a 1.000 km/h, tem pouco mais de 5 metros de comprimento e uma envergadura de 3 metros.

Após o lançamento, o míssil, equipado com o seu próprio sistema de navegação, desce a uma altitude baixa para evitar a deteção antes de encontrar o seu alvo através de laser infravermelho. Na aproximação final, o míssil sobe de altitude para maximizar as hipóteses de atingir o alvo. No impacto, penetra no alvo antes que um fusível retardado detone a ogiva principal.

Os mísseis Storm Shadow foram usados ​​pelas forças aéreas britânicas e francesas no Golfo, Iraque (2003) e Líbia (2011). O novo equipamento dá à Ucrânia a capacidade de atacar bem atrás das linhas de frente, inclusive na Crimeia ocupada, embora Kiev tenha prometido não usar os mísseis para atacar a Rússia.

O Reino Unido é o segundo maior fornecedor de assistência militar à Ucrânia, doando mísseis antitanque, canhões de artilharia, sistemas de defesa aérea, veículos blindados de combate, munições antiestrutura e três sistemas de foguetes de lançamento múltiplo de longo alcance M270.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.