Uma explosão ocorrida quarta-feira numa fábrica de munições no centro da Rússia provocou pelo menos dez mortos e 12 desaparecidos, anunciou hoje o governador da região de Cheliabinsk, sem precisar as circunstâncias do incidente.
“Segundo as informações mais recentes, dez pessoas morreram numa explosão numa fábrica em Kopeisk”, próximo já da fronteira com o Cazaquistão, afirmou Alexei Teksler na rede social Telegram, acrescentando que outros 19 trabalhadores ficaram feridos.
Segundo reporta também a BBC, Teksler indicou que a explosão ocorreu numa fábrica de munições.
Num vídeo validado pela cadeia de televisão britânica pode ver-se uma bola de fogo filmada da estrada ao lado da fábrica da Plastmass na região. A fábrica produz e recicla explosivos para o exército russo.
As autoridades não indicaram a causa da explosão, mas Teksler garantiu que o incidente nada teve a ver com um ataque com drones.
Segundo Teksler, o incêndio já foi extinto, e decorre uma operação de busca e resgate para tentar encontrar os 12 funcionários ainda desaparecidos.
As autoridades locais declararam um dia de luto local para sexta-feira e já abriram uma investigação para determinar as causas da explosão.
A BBC Verify localizou dois vídeos da explosão. Um é de uma câmara de segurança que mostra o momento da explosão, capturado a cerca de três quilómetros do local. O outro mostra a bola de fogo filmada por uma pessoa que circulava de carro numa estrada próxima da fábrica.
Explosion reported at Plastmass military plant in Kopeysk, Chelyabinsk Oblast, Russia
The regional governor confirmed the explosion "at one of Kopeysk's enterprises," while, after the explosion, a drone threat alert was announced.
📹Supernova+ pic.twitter.com/TkUTuZhzrg— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) October 22, 2025














