À medida que se aproxima o arranque do novo ano letivo, os dados mais recentes do Portal da Queixa revelam que o processo de atribuição de manuais escolares gratuitos através da plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos está a decorrer de forma mais eficiente em 2025. Segundo a análise, registou-se uma redução de 57% no número de reclamações face ao ano anterior, sinal de que os problemas verificados no passado estão a perder expressão.
De acordo com os números disponibilizados, entre 1 de janeiro e 27 de agosto de 2025 foram apresentadas 233 reclamações relacionadas com os manuais escolares gratuitos, dirigidas ao setor da educação e com incidência na plataforma MEGA, responsável pela emissão dos vouchers que dão acesso aos livros.
No mesmo período de 2024, tinham sido contabilizadas 539 ocorrências, o que significa uma diminuição de 57% nas queixas em apenas um ano.
Motivos mais comuns e entidades mais visadas nas queixas
Embora em menor número, as reclamações apresentadas este ano incidem sobretudo em três tipos de problemas:
- Entrega ou material danificado: 24,89% dos casos;
- Dificuldades no acesso à plataforma MEGA: 10,73%;
- Problemas relacionados com vouchers: 5,15%.
Apesar destas situações, os números confirmam uma melhoria significativa no funcionamento da plataforma e no processo de atribuição dos manuais escolares gratuitos.
O Portal da Queixa fez ainda uma análise mais alargada às reclamações relativas a manuais e material escolar, onde o Ministério da Educação surge como a entidade mais visada, concentrando 43,35% das queixas.
Seguem-se:
- Note: 12,88% das reclamações;
- Wook: 10,30%;
- Staples: 7,73%;
- Bertrand Livreiros: 5,15%.
Já a plataforma MEGA, que no passado acumulava um peso significativo neste tipo de ocorrências, reúne atualmente apenas 4,29% das reclamações registadas em 2025.
O levantamento do Portal da Queixa teve em conta as reclamações relacionadas com as subcategorias “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos”, “Ministério da Educação”, bem como as áreas “Livrarias” e “Material de escritório e consumíveis”.














